O PS3 foi um console que trouxe muitos clássicos dos games para os jogadores, e um dos nomes mais marcantes dessa época foi Crash Bandicoot. O marsupial protagonista de uma das sagas mais famosas de jogos de plataforma ganhou diversas versões no console, e neste artigo, vamos conhecer todas elas.

Crash Bandicoot (1996)

O primeiro jogo da franquia, lançado originalmente em 1996 para o PlayStation, foi relançado em 2007 para o PS3, junto com outros jogos clássicos da era dos 32 bits. O game, que deu início à história do personagem, é uma aventura de plataformas com elementos de coleta de itens e combate a inimigos. Com gráficos em 3D, esse jogo apresentou muitos recursos inovadores, como o uso da câmera em perspectiva em terceira pessoa.

Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back (1997)

A sequência desse jogo foi lançada no ano seguinte, também para o PlayStation. Com algumas melhorias em relação ao primeiro jogo, como a possibilidade de desbloquear novos movimentos, um sistema de fases não-lineares e mais personagens jogáveis, esse jogo foi um grande sucesso na época. O jogo foi relançado para o PS3 em 2011, como parte da coletânea “Crash Bandicoot Collection”, que trouxe os três primeiros jogos da saga para a plataforma.

Crash Bandicoot 3: Warped (1998)

O terceiro jogo da série, lançado em 1998 para o PlayStation, trouxe muitas novidades para a história de Crash Bandicoot. Algumas melhorias incluíam novas habilidades como o controle de veículos, novas fases de batalha contra chefões e até mesmo uma mecânica de viagem no tempo. Como os jogos anteriores, Warped foi relançado para o PS3 em 2011, como parte da coletânea “Crash Bandicoot Collection”.

Crash Bandicoot: Mind over Mutant (2008)

Depois de um longo hiato, a franquia Crash Bandicoot voltou para o PS3 em 2008, com um jogo totalmente novo, chamado Mind over Mutant. Apesar de ter mantido o estilo de jogabilidade dos anteriores, esse jogo trouxe muitas novidades, como a possibilidade de controlar os mutantes do jogo e a interação com inimigos através de poderes psíquicos. Infelizmente, esse jogo não teve uma recepção muito positiva por parte dos fãs, que sentiram que ele não conseguia recapturar a essência dos jogos originais.

Crash Bandicoot: N. Sane Trilogy (2017)

Em 2017, a Activision lançou a “Crash Bandicoot: N. Sane Trilogy”, uma coletânea que trouxe os três primeiros jogos da saga remasterizados em alta definição para o PS4. Essa coletânea, que foi um enorme sucesso comercial, foi posteriormente lançada para o PS3 em 2018. Apesar de não trazer melhorias significativas em relação aos jogos antigos, a N. Sane Trilogy foi capaz de recapturar a essência dos jogos originais e apresentá-la a uma nova geração de jogadores.

Conclusão

Os jogos da franquia Crash Bandicoot continuam sendo uma das mais queridas pelos fãs de jogos de aventura e plataformas, e a sua presença no PS3 foi muito importante para apresentar esses títulos a uma nova geração de jogadores. Seja com os clássicos dos anos 90 ou com títulos mais contemporâneos, como o N. Sane Trilogy, Crash Bandicoot sempre será um personagem marcante na história dos games.